O poder das crenças limitantes

Written by on 21 de setembro de 2017

O que são as crenças limitantes e como elas podem atrapalhar a sua vida

Muito se fala hoje em dia sobre crenças limitantes. Mas você sabe o que isso significa? Não estou falando de crenças espirituais ou que tenham a ver com qualquer tipo de religião. Bom, antes de tudo você precisa saber que a crença é um sentimento de certeza sobre o significado que você dá a alguma coisa na sua vida.

Se você acredita que a sua vida é uma droga, que não tem capacidade, que não tem sorte, isso é uma certeza de um significado que você está dando para a sua vida. E o resultado disso é que a crença limitante é uma vida de fracasso. Um fato importante que a neurociência explica é que o nosso cérebro não consegue diferenciar aquilo que é vivenciado internamente do que está realmente acontecendo. Ou seja, se você está acostumado a alimentar essa crença diariamente na sua vida, provavelmente ela é o que você vai vivenciar.

E como isso funciona? Você deve estar se perguntando.

O sistema de crenças nasce de uma decisão que tomamos numa idade mais tenra e que normalmente tem a ver com um esquema de padrões familiares. Se na sua família a referência que o seu pai dava sobre dinheiro era algo negativo, se ele falava que geralmente os ricos são gananciosos, você cria uma crença de que ter dinheiro significa não ser uma boa pessoa. Ou seja, inconscientemente você acredita que ganhar dinheiro não é algo positivo.

Desta forma, as crenças limitantes devem ser reconhecidas e substituídas por crenças empoderadoras que impulsionam você para uma vida incrível e repleta de sucesso. Frases como dinheiro não dá em árvore, trabalhe muito para ser alguém na vida e tenha todos os diplomas possíveis fazem parte deste esquema de crenças. Logo, você deve reformular imediatamente como isso funciona. Se hoje você tem uma crença de escassez, por exemplo, se repete o tempo todo que o  mercado está difícil, que não tem mais idade, pode ter certeza de que não vai conseguir sair do lugar se ficar pensando assim! Por que não pensar: o mercado está ruim, mas agora é a hora de eu me qualificar, encontrar um talento meu! Encontrando realmente o que é a sua paixão, você poderá desenvolver o seu talento e, quem sabe, investir até no seu próprio negócio.  Determinar de forma assertiva um padrão de crenças determina um futuro de sucesso.  

Antes de pensar em reformular suas crenças, saiba que elas estão relacionadas ao medo. Existem dois caminhos em todo o relacionamento humano: ou querem se afastar da dor ou se aproximar do prazer. Todo o comportamento humano é direcionado para essas duas vias. Muitas crenças limitam e não sabemos nem o porquê. A solução é: cada um tem que buscar as próprias respostas, onde você quer chegar?

Gosto de falar, em minhas palestras e cursos, que as pessoas que têm uma visão clara de que querem conseguir encontrar um propósito, as ações se concretizam. Se encontram estratégias que não dão certo, simplesmente mudam de estratégia. Veja um exemplo: as pessoas são muito concentradas nas pequenas tarefas, mas muitas vezes não sabem nem o motivo de estarem fazendo isso. A partir do momento que você não tem uma meta por um sonho, vai viver das pequenas tarefas. Chamo isso de “tirania do como”. Para mudar isso, busque as crenças limitantes que o impedem de conquistar todo o sucesso que é seu, você é merecedor dele! Tudo isso regado a muita persistência e foco.

 

Processos de Coaching no Rio de Janeiro e Coaching em São Paulo? Clique aqui



Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *