O que é consciência?

Written by on 4 de janeiro de 2019

Somos seres em constante mudança. O “EU” de hoje não é o mesmo de amanhã.

A consciência é mais que o corpo e a mente. Ela é a integralização entre corpo, mente e espírito. É uma energia, é o tudo, e ao mesmo tempo, o nada.

Imaginemos um telescópio.

Ele possui carcaça que aloja as lentes. Cada lente, conforme o ajuste, amplia o alcance da observação. É impossível ver além, somente segurando uma das lentes nas mãos e olhando.

O conjunto é necessário para observar os astros.

Celestron_C14_telescope

Mas pergunto a você: Qual seria a função de um observatório com um telescópio, se não houvesse o olhar do observador?

Ouso ainda te desafiar com outra pergunta: Mas se o telescópio estivesse obstruído? Do que adiantaria o observador presente sem a constelação para ser maravilhada pela visão ampliada que só o telescópio poderia proporcionar?

Todos nós temos um telescópio, mas não sabemos que temos. Ou pelo menos, não sabemos usá-lo.

Todos nós temos o céu, os planetas e as estrelas, mas quase não paramos para observar. A grande maioria tem a dádiva de enxergar e não agradece por isso.

Muitos, se contentam em olhar as estrelas e observar o Cruzeiro do Sul e as Três Marias. Outros, param para olhar os planetas e esperam ver uma estrela cadente para pedir a realização de um desejo. Outros viajam para assistir a Aurora Boreal na Islândia. Outros, ouso dizer, até gostariam de estar no espaço agora, mas por enquanto, é só para astronautas.

Mas devemos lembrar que existem aqueles que nunca olham para o céu para contemplar sua beleza.

O estresse do dia a dia, a correria para bater metas ou mesmo sobreviver, não dá espaço para esse tipo de coisa.

Como percebe, quanto mais elaborada,sofisticada e maior a busca por contemplação, menor o número de adeptos. Isso significa que precisamos despertar e aproveitar ao máximo, a potencialidade inata que nos foi provida pelo próprio Universo.

Mas aqui temos algo curioso. Não se trata de julgar quem se contenta em às vezes, dar uma olhadinha para o céu. Isso não torna alguém melhor que o outro. Isso apenas ilustra a capacidade que cada um tem de fazer escolhas e ampliar sua visão para ir além, ou não.

Nossa consciência precisa expandir para que possamos vivenciar a unidade com a consciência suprema.

A ideia da busca da Consciência Universal, ou a ideia do divino ou consciência cósmica, da palavra Deus integra esses 4 elementos.

A carcaça do telescópio – nosso corpo material que precisa manutenção, de movimento.

A (s) lente (s) – nossa mente que é capaz de focar na direção que determinamos, mas que, muitas vezes, não escolhemos conscientemente que direção focar.

O olho do observador. A Alma. Sem a alma não conseguimos transcender e não seremos tocados ao ver a beleza de uma constelação inteira.

O Céu – a ideia do universo e seu potencial ilimitado. O objeto de contemplação. A busca da unidade.

De forma simples, a ideia de expansão de consciência humana é exatamente alcançar a unidade com a consciência universal. Em termos mais objetivos, identificar que podemos posicionar nosso corpo (carcaça do telescópio), de forma que possamos em seguida ajustar nossa mente (lente) e com nossos olhos, (alma), contemplar o que está disponível (a beleza da vida).

O olho, sendo a janela da alma, é que terá a visão ampliada da lente (mente). A lente tem a capacidade de ampliar, mas sem o olhar do observador, ela é incapaz de enxergar o cosmo.

Depositphotos_4180251_original

Portanto, somos capazes de expandir e por isso, tanto as áreas da neurociência quanto a própria física quântica, comprovam que nosso potencial é ilimitado e somente nossas crenças auto limitadoras são capazes de nos obstruir.

Se tornar o observador com a visão ampliada é um caminho extraordinário de autodescoberta e tema do meu livro.

Deixo aqui uma pequena amostra sobre meu trabalho e desejando a você um 2019 repleto de descobertas.

Viva com impacto, amor e liberdade.

 

Wilson Monteiro



Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *